Nosso Blog

Cuidados com as unhas dos gatos

Assim como acontece nos humanos, as unhas dos gatos nunca param de crescer. Se o gato estivesse na rua, o desgaste seria natural, uma vez que ele estaria sempre caminhando e subindo em árvores. Porém, em gatos de casa e apartamento isso não costuma acontecer. Por isso, é necessário que o felino encontre maneiras alternativas de conseguir evitar que suas unhas cresçam muito. Sendo assim, é bastante importante que o dono compre objetos específicos para que seu gato arranhe ou ele poderá fazer isso na sua mobília.

Por que os gatos arranham tanto?

Arranhar faz parte da natureza de qualquer gato. Essa ação ajuda o felino a remover camadas externas das unhas (mais envelhecidas), além de ser uma ótima maneira para que se acalmem e possam diminuir os níveis de estresse.

Outro benefício das arranhadas é que mantém as unhas sempre afiadas. Isso é importante, pois elas também servem como forma de proteção e defesa contra ameaças e ataques.

Preciso cortar as unhas do meu gato?

Em alguns casos os donos dos animais terão que aparar suas unhas para evitar que eles se machuquem, o que realmente é muito comum após um determinado tempo sem cuidar dessa parte do corpo. Isso acontece porque as unhas dos gatos estão diretamente ligadas a uma grande quantidade de terminais nervosos. Dessa forma, qualquer movimento errado poderá causar muita dor, especialmente se a unha quebrar em um momento que ele esteja caminhando, por exemplo.

 

Como cortar?

Alguns riscos existem na hora de cortar a unha do gato, principalmente para donos sem experiência e gatos mais ariscos.  Sendo assim, os donos deveriam cortar a unha dos seus gatos juntamente com um veterinário várias vezes antes de fazer isso em casa.

Além de um pouco de paciência, você vai precisar de um cortador de unhas próprio para gatos. É um objeto muito parecido com um alicate, mas que tem a parte cortante arredondada. Ele pode ser facilmente encontrado em lojas pet shops a um preço bastante acessível. O uso de uma tesoura comum não é recomendado, porque pode machucar o bichinho.

É necessário prestar atenção na marcação que os vasos sanguíneos deixam. Apenas a extremidade branca deve ser cortada, tendo o cuidado de não se aproximar muito da margem composta por um triângulo rosado, que corresponde à porção venosa da base da garra. Se você ultrapassar esse limite, o procedimento será muito doloroso para seu gatinho e a garra provavelmente irá sangrar. Nos gatos que possuem as unhas brancas é bem fácil de encontrar essa marcação, já nos gatos que possuem unhas mais escuras o processo de identificação é um pouco mais complicado.

Posso arrancar as unhas do meu gato?

A prática de arrancar as unhas do animal, chamada de onicectomia, é muito prejudicial para ele. Ele utiliza as unhas para se comunicar, para se defender, é algo muito natural para ele. Além do mais, essa amputação é muito dolorosa e poder gerar infecções, sangramentos, entre outros problemas.

Ame o seu gato tal e qual como ele é: tentar mudá-lo constituirá um sofrimento enorme para ele.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Categoria

Posts recentes

Cuidados com as unhas dos gatos

Doação de sangue pet

Obesidade em Gatos

Tags