Nosso Blog

Como adestrar o seu gato

Gatos são conhecidos pelo seu temperamento independente. Por isso, fica a dúvida: é possível adestrá-los? Há quem diga que é impossível, mas isso não é verdade. Quanto mais filhote for o felino, mais fácil será este processo de aprendizado.

Com adestramento, o gato aprenderá a obedecer aos comandos básicos, o que irá ser muito útil no convívio diário da casa. Conheça alguns passos que ajudarão a treinar o seu gatinho:

  • Recompensas

Assim como no adestramento de cães, os gatos também precisam ser recompensados quando fazem algo certo. A maneira mais rápida de ensinar é colocar um petisco bem gostoso próximo de onde você quer que ele vá. Petiscos de salmão ou iscas de peixe desidratadas são uma ótimas escolhas de recompensas para o seu bichinho.

  • Chame seu gato pelo nome

Gatos não compreendem palavras. Por isso, o som emitido precisa ser forte e com o mesmo tom de voz todas as vezes que for chamá-lo. Isso irá criar uma identidade para o animal.

  • Crie uma rotina

Jamais alimente seu gato quando ele começar a miar! Ele associará isso a comida e miará sempre que estiver com fome. Especialmente com relação ao ato de comer, procure manter sempre uma rotina.

  • Use a caixa de areia

Quando o gato chegar na casa, leve-o até a caixa de areia algumas vezes para que ele aprenda. É muito importante conservar a caixa de areia sempre limpa. O olfato dos felinos é muito mais apurado do que o dos humanos, assim o mau odor fará com que o gato evite visitar a caixinha.

  • Tenha paciência

Com a repetição de comandos seu gato irá aprender rápido. Mas será necessário ter muita paciência para ensinar os comandos um de cada vez. Logo os resultados vão começar a aparecer e o convívio entre você e o seu gato irá melhorar.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Categoria

Posts recentes

Cuidados com as unhas dos gatos

Doação de sangue pet

Obesidade em Gatos

Tags