Nosso Blog

Doação de sangue pet

Você já parou para pensar que seu melhor amigo pode salvar vidas? Assim como na medicina humana, as transfusões de sangue em pets são extremamente necessárias e, em alguns casos, podem recuperar a saúde de bichinhos doentes.

 

Qualquer animal pode ser um doador?

O sucesso da transfusão depende muito dos critérios usados para selecionar o doador.

É aconselhável que os cachorros sejam calmos, saudáveis, tenham entre 1 e 8 anos, peso superior a 30kg e vacinação em dia. As fêmeas não podem estar prenhas ou no cio. Além disso, é preciso que eles não tenham recebido transfusão de sangue.

No caso dos gatos, é aconselhável que também sejam calmos, saudáveis, tenham entre 1 e 8 anos, estejam com as vacinas em dia e não tenham recebido transfusão sanguínea. As fêmeas também não podem estar prenhas ou no cio. Além disso, o peso deve ser superior a 3,5kg.

Para realizar a coleta, é indicado que o animal esteja em jejum de 12 horas. O procedimento deve ser feito sem sedação, pois sedativos podem interferir na formação plaquetária do sangue. Após a coleta, o cãozinho doador deve permanecer em observação e, durante alguns dias, não é recomendado que ele se aventure em atividades físicas intensas.

 

Quando um animal precisa receber transfusão?

A transfusão é um procedimento realizado em casos emergenciais e tenta corrigir alguma disfunção sanguínea.

As principais indicações para a realização de uma transfusão são:

  • Hemorragia;
  • Atropelamentos;
  • Intoxicações;
  • Doenças transmitidas pelo carrapato;
  • Insuficiência renal;
  • Pancreatite;
  • Acidentes com picadas de animais peçonhentos.

Assim como na medicina humana, os pets também contam com bancos de sangue e necessitam de doadores. Muitas vezes acontece de um animal morrer por não ter sangue disponível para transfusão. Por isso, é muito importante que os responsáveis pelos bichinhos sejam solidários e os levem para doar.

 

Tipagem do sangue

Assim como em seres humanos, o sangue dos animais também possui uma tipagem e um fator tipo Rh. A transfusão de sangue deve acontecer entre animais da mesma espécie, independente da raça. Isto é: um cão não pode doar sangue para um gato. Os cães e gatos também têm tipos de sangue diferentes, mas a tipagem não é no sistema ABO como a dos humanos. Enquanto nos seres humanos existem 4 tipos sanguíneos diferentes (A, B, AB e O), os cães têm 13 tipos sanguíneos e os gatos apenas 3. O fator Rh, que indica a presença ou ausência de um tipo de antígeno do sangue, também existe nos cães, mas com o nome de fator DEA (Dog Erythrocite Antigen). As transfusões devem acontecer entre animais com a tipagem igual; do contrário, há uma grave reação que pode levar à morte.

 

Como é feita a transfusão?

O processo da transfusão é igualzinho ao de seres humanos. O sangue do doador é colocado no corpo do receptor por meio de um acesso intravenoso. O cão ou gato que recebe a transfusão pode ter algumas reações adversas. Normalmente, essas reações são raras e brandas, pois as severas são prevenidas com a tipagem sanguínea e o exame de compatibilidade realizado antes do processo de transfusão. Entre as reações que os receptores podem apresentar estão: enjoo, vômito e hipertemia ou hipotermia. As reações adversas costumam passar rápido e muitas vezes nem aparecem.

 

Benefícios da transfusão

Tanto os doadores como os receptores do sangue coletado para transfusão são beneficiados pelo processo.

Levando em conta que o sangue coletado passa por vários exames específicos para garantir que nenhum problema seja transmitido para o receptor, o doador garante uma espécie de check-up ao passar por esse processo. Isso permite, inclusive, descobrir doenças e complicações para as quais ainda não tenha desenvolvido sintomas.

No caso dos receptores, além de garantir melhorias em sua saúde debilitada, eles também podem ter a certeza de estarem recebendo componentes do sangue 100% seguros, ou seja, que apresentam mais vantagens e menos riscos de reações negativas. Isso é possível por conta de testes de compatibilidade e de tipagem sanguínea, realizados antes das transfusões.

Doar sangue é um ato de solidariedade que traz benefícios para todos os envolvidos nesse processo. Leve seu bichinho para doar e torne-o um herói.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Categoria

Posts recentes

Cuidados com as unhas dos gatos

Doação de sangue pet

Obesidade em Gatos

Tags