Nosso Blog

Como lidar com as pulgas?

As pulgas são insetos de coloração marrom-escuro que vivem entre a pelagem ou as plumas dos seus hóspedes e podem representar um risco considerável para a saúde dos animais, tanto pela transmissão de doenças ou quando a infestação é abundante, pela perda de sangue.

Ao picar a pele e sugar o sangue, esses animais estimulam células do organismo a liberarem uma substância chamada histamina, que provoca coceira e, se atingir o sangue, pode se espalhar pelo corpo todo.

Não são insetos alados, entretanto, se caracterizam por ter uma grande habilidade para pular, podendo atravessar distâncias de até duzentas vezes o seu tamanho em um só salto!

(Siphonaptera)

Como os bichinhos pegam pulgas?

Cães e gatos costumam pegar pulgas através do contato com outros animais ou com as pulgas do ambiente. Não são insetos alados, entretanto, se caracterizam por suas pernas traseiras extremamente fortes que o habilitam a pular de hospedeiro em hospedeiro ou do ambiente para o hospedeiro. Esses insetos são capazes atravessar distâncias de até duzentas vezes o seu tamanho em um só salto.

 

Como acontece as infestações?

O cão adquire algumas pulgas durante os passeios, após encontrar outros cachorros ou ambientes infestados. Essas pulgas acasalam e a fêmea começa a colocar ovos. São cerca de trinta por dia. Uma pulga vive 3 meses e coloca 30 ovos por dia, portanto, ela produzirá mais de 2 mil ovos durante a sua existência.

Os ovos não se fixam à pelagem e irão parar naqueles “locais ideais”, bem escondidos. Os ovos transformam-se em larvas que se alimentam de poeira. As larvas passam para a forma de pupa, estágio no qual poderá permanecer adormecida por até um ano. Na presença de calor e umidade as pupas se transformem em pulgas que irão infestar o animal em busca de alimento. Por esse motivo que as infestações são mais frequentes no verão.

Consequências

Devido ao fato de que as pulgas trocam de hóspede com tanta frequência e se alimentam de diferentes espécies animais, são portadoras de um número importante de doenças que podem chegar a ser muito perigosas. Por exemplo:

  • A pulga dos ratos: Pode transmitir aos humanos a peste bubônica, septicemia e pneumônica primária.
  • A pulga dos cães e gatos: Pode transmitir aos humanos a peste bubônica se ela for consumida por acidente. Também podem causar infecções graves que levam inclusive à amputação de membros.

Além disso:

  • Coceira o tempo todo, podendo levar a infecções na pele e perda de pelos.
  • Anemia, devido à perda de sangue.
  • Levar à dermatite alérgica por picada de pulga (DAPP) nos animais que são alérgicos a saliva da pulga, ocasionando a uma coceira mais intensa com uma menor infestação.
  • Transmissão de um verme intestinal se, ao se coçar, o cachorro comer pulgas contaminadas com o Dipylidium caninum.

Como combater as pulgas?

Pulgas nos animais:

Existem no mercado inúmeros produtos anti-pulgas: shampoo e sabonetes; talcos; coleiras; pipetas (spot-on); spray e comprimidos.

Para os pets:

  • Os shampoos e sabonetes não têm efeito residual, ou seja, matam as pulgas apenas enquanto estão em contato com o produto durante o banho. Após o banho, o animal fica livre das pulgas até entrar em contato com o ambiente contaminado novamente.
  • As coleiras podem ser bem eficazes, mas nem todas cumprem o que prometem. Além disso, deve-se evitar ficar tocando nelas, pois o remédio vai sendo liberado aos poucos nesse período e pode causar alguma irritação tanto na pele do cachorro quanto na sua pele.
  • Existem algumas pipetas no mercado com princípio com diferentes ativos, logo, podem variar de eficácia, mas no geral funcionam bem. O mecanismo de aplicação é diretamente na pele, para isso, deve-se afastar os pelos para que a aplicação seja feita de forma correta. O local mais indicado é na nuca, pois o cachorro não terá como lamber depois da aplicação.
  • Os sprays costumam ser muito eficientes e seguros. Com ele, o animal não precisa ser picado para que a pulga morra, basta ela entrar em contato com o pelo ou a pele do animal. Muita atenção ao comprar estes produtos, pois há sprays anti-pulgas para serem usados diretamente no cachorro e outros que só devem ser usados no ambiente.
  • Alguns comprimidos conseguem ser bem eficazes, garantindo uma ação mais duradoura. Um ponto positivo nesse método é que, por ser oral, os animais que já estejam com a pele bastante ferida e que poderia ter alguma irritação no local de aplicação, ficam livres dessa complicação.

Para o ambiente:

  • Usar um aspirador de pó com talco anti-pulgas dentro no saco do aspirador e aspirar todos os locais que o animal fica pode ajudar bastante no controle da infestação no ambiente.
  • A pulverização com spray em todos os lugares que o animal tem acesso também auxilia bastante no controle das pulgas. Lembrando que agora estamos falando dos sprays para serem usados apenas e somente no ambiente e nunca no animal.
  • Existem várias empresas dedetizadoras espalhadas por todo o Brasil e com os preços mais variados possíveis, sendo outra ótima opção.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Categoria

Posts recentes

Cuidados com as unhas dos gatos

Doação de sangue pet

Obesidade em Gatos

Tags