Não é novidade para ninguém o quanto as vacinas são importantes. Elas nos protegem de uma série de doenças, mantendo a saúde e o bem-estar da população.
Os animais também precisam ser vacinados e é importantíssimo saber quando dar cada vacina e para que elas servem.
Nesse post você vai conhecer um pouquinho sobre as principais vacinas para os gatos.
Principais vacinas
Para os gatinhos, as vacinas consideradas mais importantes e obrigatórias são as polivalentes e a anti-rábica.
As polivalentes são divididas em três tipos – tríplice (V3), quádrupla (V4) e quíntupla (V5) -, sendo que a principal diferença entre eles está na relação de doenças que cada um consegue imunizar. A V3 protege o animal da Panleucopenia, da Calicivirose e da Rinotraqueíte. A V4 também inclui a imunização da Clamidiose. A V5, além de todas as doenças citadas, imuniza também a leucemia.
Já a anti-rábica imuniza o animal contra a Raiva, uma importante zoonose – doença transmitida para humanos através de animais – que afeta o sistema neurológico e não tem tratamento.
Quando deve ser feita a vacinação?
A primeira dose da polivalente deve ser aplicada perto dos dois meses de vida (60 dias). A segunda dose vem um mês depois (90 dias de vida). Já a vacina anti-rábica deve ser introduzida quando o animal estiver um pouco mais velho – com 4 meses (120 dias) – e vem acompanhada da terceira dose da polivalente.
Entretanto, é importante lembrar que o calendário de vacinação felina é específico para cada gatinho. Por isso, é muito importante visitar um médico veterinário, ele dará todas as instruções necessárias em relação aos tipos de vacina e tempo de intervalo, garantindo que a imunização seja eficiente e completa.
Dicas
- Os gatos não devem ser vacinados antes dos 60 dias de vida, já que os anticorpos passados da mãe podem interferir na eficácia das vacinas.
- Antes de vacinar seu gatinho é preciso se certificar que ele esteja saudável e sem sintomas de febre ou diarreia, por exemplo.
- Gatos filhotes não devem ser expostos às ruas ou a outros animais enquanto não tiverem tomado todas as vacinas necessárias, pois seus sistemas imunológicos ainda não estão completamente desenvolvidos.
- Existe uma série de rações que podem ser desencadeadas nos gatos que recebem vacinas e, embora não sejam tão frequentes, é importante que os donos fiquem atentos aos sinais.
- É preciso reforçar a vacina tríplice e a anti-rábica anualmente.