Os animais também precisam escovar os dentes?
Sim, a escovação é tão importante para os animais como é para os humanos. Através dela, é possível prevenir doenças dentárias e outros problemas de saúde.
As clínicas veterinárias recebem cada vez mais animais com problemas dentários já agravados, tornando os tratamentos mais caros, demorados e as consequências mais intensas.
De acordo com a empresa multinacional de saúde animal, Zoetis, pesquisas mostram que 85% dos cachorros com mais de 1 ano já apresentam algum problema nos dentes. Esse dado é assustador. É necessário que haja uma conscientização da população, pois ações preventivas simples podem mudar essa estatística.
É muito importante os donos estarem sempre alertas à saúde bucal dos seus bichinhos. Mau hálito é um sinal de que algo está errado, dessa forma, ao notar que seu bichinho apresenta esse sintoma inicial, procure ajuda veterinária o quanto antes. Problemas sérios podem ser evitados se os donos passarem a adotar alguns hábitos simples como a escovação dos dentes dos seus pets.
Qual a importância de escovar os dentes dos animais?
Através dela é possível prevenir doenças dentárias e outros problemas de saúde que podem surgir por consequência. Por exemplo, ao se preocupar com a saúde oral do bichinho, também se evita que bactérias caiam na circulação, o que pode causar doenças e complicações mais graves. Ou seja, quando você cuida da saúde oral, também está aumentando a expectativa de vida deles.
A ausência da escovação pode fazer com que os cães desenvolvam não só o mau hálito, mas também dor e incômodo. Quando o cachorro está com algum problema na boca, é comum apresentar gengivite (gengiva avermelhada, inchada e dolorida), tártaro (cálculo), dificuldade para comer e até perda de dentes.
Após a alimentação é comum que se forme, nos dentes dos animais, uma placa bacteriana. Mas, com o passar do tempo, essa placa endurece e se transforma em cálculo, também conhecido como tártaro. Neste estágio, não é possível mais eliminá-lo do dente usando apenas o método da escovação.
Caso o animal já esteja com o tártaro, o veterinário precisa ser acionado imediatamente. Sem os devidos cuidados, as bactérias presentes nos dentes podem se alastrar pelo corpo através da corrente sanguínea, ocasionando o surgimento de doenças mais graves como infecções no coração, rins, fígados e sistema nervoso.
Dessa forma, é ideal escovar os dentes dos pets diariamente. Para isso, é necessário ter em mãos uma escova específica para seu bichinho ou uma infantil, por essa conter cerdas macias e não machucar as gengivas deles.
Fique atento: além de buscar ajuda veterinária para eliminar os possíveis problemas que já se formaram, é essencial fazer visitas regulares para prevenir doenças futuras.