Nosso Blog

Animais idosos precisam de mais cuidados?

Os avanços da medicina veterinária têm feito com que a expectativa de vida dos animais aumente. Há pouco tempo atrás, os pets com mais de 6 anos já eram considerados animais de idade avançada. Hoje, graças às vacinas, tratamentos preventivos e alimentação de primeira, eles passaram a viver mais e muito melhor. Não é difícil esbarrar por aí com bichos que já ultrapassaram uma década de vida.

Porém, quando os animais envelhecem, suas necessidades, organismos e aparências mudam. Isso é completamente normal, mas para cuidar e manter a saúde do seu amiguinho idoso é preciso saber de algumas coisas.

ALIMENTAÇÃO

Os animais são muito mais ativos enquanto filhotes e na fase adulta. Quando chegam à velhice, gastam menos energia e, por isso, têm necessidades nutricionais diferentes. No caso dos idosos, a necessidade energética diminui bastante. Dessa forma, caso continue alimentando seu bichinho com a mesma quantidade da mesma ração, ele vai engordar e pode ficar obeso, o que resulta em problemas de saúde mais graves. O ideal é que a ração seja trocada para uma específica para a faixa etária dele e que as proporções sigam sempre as indicações.

Suplementos alimentares também podem ser recomendados, pois o pet pode se recusar a comer tanto quanto deveria, algo natural da idade ou por consequência de outros problemas de saúde que ele tenha adquirido, o ideal é buscar orientação do médico veterinário.

APARÊNCIA

Os pelos podem ficar grisalhos, isso é extremamente comum e acontece mais na região dos olhos e do focinho. Mas se a mudança for muito grande pode significar alguma doença. A pele também muda, fica mais fina e frágil e, por isso, se deve tomar muito cuidado, pois machucados podem aparecer com mais facilidade.

ATIVIDADES FÍSICAS

As atividades devem continuar presentes o máximo possível; porém, deve-se ter noção de que a idade não vai mais permitir que ele corra como antes. Procure manter os passeios, isso fará muito bem, mas prefira caminhadas mais curtas e próximas de casa. Continuar com as atividades físicas na velhice vai prevenir complicações na saúde do seu amiguinho, além da depressão.

ESTEJA SEMPRE ATENTO

Incontinência urinária, mudanças de comportamento, problemas auditivos e de visão, deficiência no sistema imunológico, etc. Os cães idosos, assim como humanos na terceira idade, podem sofrer diversas mudanças e é muito importante prestar atenção nelas.

Leve seu pet ao veterinário com uma frequência maior após atingir uma idade mais avançada. Ele vai precisar de mais cuidados e atenção. Esteja sempre alerta para descobrir qualquer problema de saúde ainda no início e evitar que seu melhor amigo sofra de alguma forma.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Categoria

Posts recentes

Cuidados com as unhas dos gatos

Doação de sangue pet

Obesidade em Gatos

Tags