Nosso Blog

Vacinação canina

Não é novidade para ninguém o quanto as vacinas são importantes. Elas nos protegem de uma série de doenças, mantendo a saúde e o bem-estar da população.

Os animais também precisam ser vacinados e é importantíssimo saber quando dar cada vacina e para que elas servem.

Nesse post você vai conhecer um pouquinho sobre as principais vacinas para os cães.

Principais Vacinas

As vacinas que devem constar obrigatoriamente em qualquer esquema de vacinação do seu cachorro são as vacinas múltiplas ou polivalentes, chamadas de v8 e v10, e a vacina anti-rábica. As vacinas múltiplas (V8 ou V10) protegem os cães contra doenças que podem ser consideradas graves, como a Cinomose, Parvovirose, Hepatite Infecciosa Canina, Coronavirose, Parainfluenza Canina e Leptospirose, essa última também pode afetar gravemente os humanos. Já a vacina anti-rábica imuniza o animal contra a Raiva, uma importante zoonose – doença transmitida para humanos através de animais – que afeta o sistema neurológico e não tem tratamento.

 

Quando deve ser feita a vacinação?

Cães de qualquer idade que nunca foram vacinados ou os filhotes a partir de 42 dias, devem receber 3 doses da vacina múltipla com um intervalo de 21 dias entre cada dose, além disso devem receber a vacina anti-rábica após 120 dias de idade. Esse mesmo procedimento vale para cachorros sem histórico conhecido.

 

Outras vacinas

Além das vacinas já mencionadas, também é possível imunizar os cachorros contra a Traqueobronquite (tosse dos canis), Giárdia e Leishmaniose (Calazar), outra zoonose de alta gravidade. A vacina contra a “tosse dos canis” deve ser dada a partir dos 2 meses de vida, com reforço anual. A vacina contra a Giárdia é formada por duas doses com um intervalo de 15 dias entre elas, também com reforço anual (dose única). Já a vacina contra a Leishmaniose costuma ser aplicada em regiões onde a doença é comum, e a aplicação deve ser antecedida de exames para detectar se o cão já está infectado. Vale lembrar que a organização e aplicação ou não dessas vacinas estará no calendário de vacinação do seu cachorro, feito por um médico veterinário.

 

Dicas

  • Sempre opte por vacinas de origem comprovada e com bom histórico no mercado.
  • É importante saber que qualquer vacina pode causar reações adversas, como dores no local, febre e mal-estar.
  • Pode ser que seu cãozinho apresente reações alérgicas, causando inchaço e coceira. Portanto, preste bastante atenção.
  • Fique atento por pelo menos 24 horas após cada aplicação e não hesite em comunicar ao veterinário sobre qualquer ocorrido.
  • Caso você tenha um cão filhote, é preciso esperar ao menos uma semana após a última dose da vacina para expor o cão ao convívio com outros animais. Esse é o tempo necessário para que a vacina interaja completamente com o sistema imunológico do cachorro.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Categoria

Posts recentes

Cuidados com as unhas dos gatos

Doação de sangue pet

Obesidade em Gatos

Tags