Nosso Blog

Tudo que você precisa saber sobre a caixinha de areia do seu gato

A caixinha de areia pode ser considerada como o item mais importante para se adquirir quando um novo gatinho chega à sua casa. Sabemos que os gatos são animais com um senso de limpeza muito apurado, por isso é importante que suas caixas obedeçam a algumas “regrinhas” para que sejam utilizadas por eles.

Tipos de areia

Existem diversos tipos de areia próprias para serem usadas nas caixinhas dos gatos. Não existe uma que seja a melhor ou pior. Você precisa experimentar e decidir qual é a mais adequada para si e para seu gatinho.

Alguns exemplos:

  • A areia granulada com base de argila é a opção mais barata do mercado. O granulado não gruda na pata do gato e, portanto, é mais difícil de ser espalhado pela casa. Possui coloração que varia do marrom ao cinza, forma blocos quando o gato faz xixi, facilitando a coleta com a pá, porém possui pouco controle de odor.

  • A areia em formato de pedrinhas é feita de grãos naturais e minerais. Possui boa absorção e durabilidade, porém é mais recomendada para ambientes externos – como quintais -, por não controlar muito bem o odor.

  • A areia granulada de madeira é feita de pequenos pedaços de madeira Pinus, ou seja, é biodegradável. Ela não é muito cara, apresenta boa absorção, durabilidade e controle de odor com um baixo custo, contudo exige que seja peneirada diariamente para tirar a areia saturada.

  • A areia sílica, apesar de mais cara que as anteriores, possui ótima absorção, controle de odor e excelente durabilidade. Recomenda-se a sílica em forma de cristais ao invés de bolinhas, pois as últimas podem rolar pelo chão conforme o gato se mexe dentro da caixa.

Como limpar a caixinha de areia do seu gato

Para os donos de primeira viagem, é importante saber que a areia da caixa funciona como um aglutinador de resíduos, o que ajuda bastante na hora de remover a sujeira, inclusive a urina. Para fazer a remoção dos resíduos corretamente é necessária uma pá apropriada, como a da foto a seguir:

Esse tipo de pá possui furinhos que permitem a remoção dos resíduos mantendo a areia limpa, funcionando como um filtro.

O recomendado é que se retire os resíduos pelo menos uma vez por dia ou sempre que for necessário. Se o mau cheiro está incomodando as pessoas que vivem na casa, certamente também está incomodando o gato.

A limpeza completa da caixa deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

Confira algumas dicas para saber como limpar a caixa de areia da maneira correta:

  • A primeira coisa que se deve fazer é dispensar a areia velha que está na caixa e jogá-la no lixo. Para isso, é indicado usar luvas para evitar o contato direto com a sujeira, o que pode causar problemas de saúde nas pessoas.

OBS: Você pode utilizar um forro plástico na caixa – facilmente encontrado em lojas especializadas em produtos para pets -, assim, basta remover o forro com toda a areia dentro e jogá-lo no lixo. Alguns gatos podem não gostar desses forros na caixa de areia deles, então você vai precisar retirar toda a areia com cuidado para que caia no lixo, e não no chão.

  • É possível que você ainda precise remover alguns resíduos sólidos que podem grudar no fundo da caixa. Para remover esses resíduos, utilize a pá de que você usa normalmente para recolher os dejetos e raspe bem o fundo da caixa até retirar toda a sujeira.
  • Depois de recolher todos os resíduos da caixa, chegou a hora de lavá-la. Utilize uma esponja para esfregar e lave-a com água quente e detergente neutro, até que fique bem limpa. Sempre utilize as luvas durante esse processo para evitar o contato direto com a sujeira. Lave bem a caixa, por dentro e por fora, incluindo a pá que você utiliza para recolher a sujeira diariamente. Se necessário, lave-a mais de uma vez até que não sobre nenhuma sujeirinha no fundo. Após a lavagem, lembre-se de enxaguar bem para tirar todo o sabão.

OBS: Nunca lave a caixa na pia, no box do chuveiro e nem na sua banheira. O ideal é lavar a caixa fora de casa, em uma torneira do quintal por exemplo, ou utilizando um balde. Se isso não for possível, lave-a no tanque de lavar roupas.

  • Lembre-se de secar bem antes de colocar a areia limpa. Você pode deixá-la secando ao sol ou simplesmente secá-la com uma toalha.

Como preservar a caixa de areia do seu gatinho

  • Coloque folhas de jornal ou papelão embaixo da caixa, para facilitar a limpeza da areia que o seu gato derrubar.
  • Evite caixas próximas à comida ou água do gato. Proximidade demais pode fazer com que o gato evite tanto utilizar a caixa quanto comer e beber água.
  • Mantenha a caixa de areia em um local firme, principalmente se ela estiver sobre um armário ou estante. Gatos podem se incomodar com uma caixa balançando e correndo o risco de causar acidentes.
  • As caixas de areia devem estar sempre acessíveis, sem nenhum obstáculo que dificulte a chegada do gato até ela.
  • Limpe a caixa sempre que possível, pois muitos gatos chegam a segurar suas necessidades, por não quererem utilizar uma caixa suja.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Categoria

Posts recentes

Cuidados com as unhas dos gatos

Doação de sangue pet

Obesidade em Gatos

Tags