A caixinha de areia pode ser considerada como o item mais importante para se adquirir quando um novo gatinho chega à sua casa. Sabemos que os gatos são animais com um senso de limpeza muito apurado, por isso é importante que suas caixas obedeçam a algumas “regrinhas” para que sejam utilizadas por eles.
Tipos de areia
Existem diversos tipos de areia próprias para serem usadas nas caixinhas dos gatos. Não existe uma que seja a melhor ou pior. Você precisa experimentar e decidir qual é a mais adequada para si e para seu gatinho.
Alguns exemplos:
- A areia granulada com base de argila é a opção mais barata do mercado. O granulado não gruda na pata do gato e, portanto, é mais difícil de ser espalhado pela casa. Possui coloração que varia do marrom ao cinza, forma blocos quando o gato faz xixi, facilitando a coleta com a pá, porém possui pouco controle de odor.
- A areia em formato de pedrinhas é feita de grãos naturais e minerais. Possui boa absorção e durabilidade, porém é mais recomendada para ambientes externos – como quintais -, por não controlar muito bem o odor.
- A areia granulada de madeira é feita de pequenos pedaços de madeira Pinus, ou seja, é biodegradável. Ela não é muito cara, apresenta boa absorção, durabilidade e controle de odor com um baixo custo, contudo exige que seja peneirada diariamente para tirar a areia saturada.
- A areia sílica, apesar de mais cara que as anteriores, possui ótima absorção, controle de odor e excelente durabilidade. Recomenda-se a sílica em forma de cristais ao invés de bolinhas, pois as últimas podem rolar pelo chão conforme o gato se mexe dentro da caixa.
Como limpar a caixinha de areia do seu gato
Para os donos de primeira viagem, é importante saber que a areia da caixa funciona como um aglutinador de resíduos, o que ajuda bastante na hora de remover a sujeira, inclusive a urina. Para fazer a remoção dos resíduos corretamente é necessária uma pá apropriada, como a da foto a seguir:
Esse tipo de pá possui furinhos que permitem a remoção dos resíduos mantendo a areia limpa, funcionando como um filtro.
O recomendado é que se retire os resíduos pelo menos uma vez por dia ou sempre que for necessário. Se o mau cheiro está incomodando as pessoas que vivem na casa, certamente também está incomodando o gato.
A limpeza completa da caixa deve ser feita pelo menos uma vez por semana.
Confira algumas dicas para saber como limpar a caixa de areia da maneira correta:
- A primeira coisa que se deve fazer é dispensar a areia velha que está na caixa e jogá-la no lixo. Para isso, é indicado usar luvas para evitar o contato direto com a sujeira, o que pode causar problemas de saúde nas pessoas.
OBS: Você pode utilizar um forro plástico na caixa – facilmente encontrado em lojas especializadas em produtos para pets -, assim, basta remover o forro com toda a areia dentro e jogá-lo no lixo. Alguns gatos podem não gostar desses forros na caixa de areia deles, então você vai precisar retirar toda a areia com cuidado para que caia no lixo, e não no chão.
- É possível que você ainda precise remover alguns resíduos sólidos que podem grudar no fundo da caixa. Para remover esses resíduos, utilize a pá de que você usa normalmente para recolher os dejetos e raspe bem o fundo da caixa até retirar toda a sujeira.
- Depois de recolher todos os resíduos da caixa, chegou a hora de lavá-la. Utilize uma esponja para esfregar e lave-a com água quente e detergente neutro, até que fique bem limpa. Sempre utilize as luvas durante esse processo para evitar o contato direto com a sujeira. Lave bem a caixa, por dentro e por fora, incluindo a pá que você utiliza para recolher a sujeira diariamente. Se necessário, lave-a mais de uma vez até que não sobre nenhuma sujeirinha no fundo. Após a lavagem, lembre-se de enxaguar bem para tirar todo o sabão.
OBS: Nunca lave a caixa na pia, no box do chuveiro e nem na sua banheira. O ideal é lavar a caixa fora de casa, em uma torneira do quintal por exemplo, ou utilizando um balde. Se isso não for possível, lave-a no tanque de lavar roupas.
- Lembre-se de secar bem antes de colocar a areia limpa. Você pode deixá-la secando ao sol ou simplesmente secá-la com uma toalha.
Como preservar a caixa de areia do seu gatinho
- Coloque folhas de jornal ou papelão embaixo da caixa, para facilitar a limpeza da areia que o seu gato derrubar.
- Evite caixas próximas à comida ou água do gato. Proximidade demais pode fazer com que o gato evite tanto utilizar a caixa quanto comer e beber água.
- Mantenha a caixa de areia em um local firme, principalmente se ela estiver sobre um armário ou estante. Gatos podem se incomodar com uma caixa balançando e correndo o risco de causar acidentes.
- As caixas de areia devem estar sempre acessíveis, sem nenhum obstáculo que dificulte a chegada do gato até ela.
- Limpe a caixa sempre que possível, pois muitos gatos chegam a segurar suas necessidades, por não quererem utilizar uma caixa suja.