Nosso Blog

Como é o sono dos cachorros?

É verdade que os cachorros sonham?

Essa é uma curiosidade que muitos donos têm. Afinal, se você possui um cãozinho em casa já deve ter observado que em algum momento enquanto dormia ele chegou a latir, movimentou as patas ou até mesmo acordou meio atordoado.

A resposta é sim, os cães também sonham! Pesquisas indicam que a estrutura cerebral canina é muito semelhante à nossa, durante o sono os padrões das ondas cerebrais dos cachorros também são semelhantes ao das pessoas, portanto, não é de se admirar que durante o sono eles passam pelas mesmas etapas de atividades elétricas que são observados nos seres humanos. O que nos faz chegar a uma conclusão bastante óbvia de que sim, os cachorros sonham.

Qual a importância dos sonhos para os cães?

Todos os animais que possuem habilidade de compreender ideias complexas, que se adaptam ao ambiente, que aprendem através de experiências, que são capazes de raciocinar e que superam obstáculos através de pensamentos, possuem uma estrutura cerebral semelhante e esses animais sonham com o objetivo de processar as informações obtidas em seu dia e assimilar as suas lembranças, a fim de memorizar o aprendizado.

Com o que os cachorros sonham?

Apesar da grande quantidade de pesquisas sobre os sonhos dos cães, ainda é um pouco impreciso dizer, com certeza, sobre o que eles sonham, mas a observação desses animais durante o sono profundo demonstra reações de atividades relacionadas com o dia deles.

Testes feitos com ratos mostram as atividades realizadas pelo cérebro durante o sono desses animais. Durante o dia, os ratos correram em labirintos e tiveram seus cérebros monitorados por toda a atividade. Ao dormir, com os cérebros ainda monitorados, foi percebido o mesmo grau de atividade cerebral de quando eles estavam acordados, o que mostra que eles reencenaram suas vidas conscientes enquanto sonhavam. Os cachorros possuem um grau de atividade cerebral maior que o dos ratos, e se os ratos conseguem fazer isso durante o sono, é possível que os cães também possam fazer e ir além.

O que fazer quando um cachorro está se mexendo e chorando muito durante o sono?

Acordar o cão por achar que ele está chorando muito, se mexendo demais ou até mesmo tendo um pesadelo pode causar um susto no animal, além de atrapalhar seu descanso.  Na maioria dos casos, um cachorro filhote precisa dormir cerca de 16 horas por dia, enquanto um adulto precisa de 9 e 11 horas.

Se o cachorro estiver muito ofegante, com suas pernas se movendo consideravelmente rápido, emitindo sons exagerados, latindo ou uivando, é possível que seu cachorro esteja tendo um pesadelo. Nesse caso, provavelmente ele irá se beneficiar se você acordá-lo.

Em alguns casos, animais que se assustam ao acordarem podem morder o dono. Por esse motivo, é recomendado não se aproximar de cachorros que estão dormindo. Chame ele pelo nome com um tom suave até que acorde, mantenha distância, não faça carinho. Assim como acontece com as pessoas, a realidade durante os primeiros segundos após o despertar pode ficar um pouco distorcida e o cachorro confundir o sonho com a realidade.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Categoria

Posts recentes

Cuidados com as unhas dos gatos

Doação de sangue pet

Obesidade em Gatos

Tags