É importante lembrar que não importa o quanto amamos nossos bichinhos e os consideramos da família, eles não podem ser tratados como pessoas. No caso dos cachorros, temos que respeitar sua natureza canina. Por isso, se der a mesma comida que você come para seu cãozinho, não é difícil que ele passe mal. Ou seja, nunca dê as sobras do almoço ou deixe que ele prove o que você está preparando para o jantar.
No caso de querer dar comida caseira para seu pet, consulte um veterinário ou um especialista em nutrição animal para que ele indique uma dieta adequada, respeitando o tamanho, idade, condições de saúde e nível de atividade dele.
Confira alguns alimentos que são nocivos para os cães:
- Chocolate
O chocolate possui uma substância chamada teobromina e é ela que faz mal aos cachorros. A teobromina é um alcaloide similar à cafeína que cães metabolizam muito mais lentamente em comparação às pessoas. Por isso, ela pode causar vômitos, diarreias, desidratação, hiperatividade, ataque cardíaco, convulsões e até morte.
- Alho e cebola
Ainda que, em pouca quantidade, os cachorros pareçam assimilar bem o alho e a cebola, se consumidos em excesso, os cães correm o risco de desenvolver anemia e problemas gastrointestinais. Nesse caso, a substância que os cães não processam bem é o tiossulfato.
- Abacate
O abacate contém uma substância considerada tóxica para os cachorros, ela é denominada de persin. A ingestão dessa fruta por eles pode causar problemas respiratórios, cardíacos e uma dilatação do abdômen.
- Leite e seus derivados
Quase todos os produtos lácteos são nocivos para os nossos cães, por conterem lactose. A lactose é o açúcar natural presente no leite e que é assimilado pelo organismo humano graças à enzima lactase. Nos cães, essa enzima deixa de ser produzida após poucos meses de vida. Por isso, eles não são capazes de digerir a lactose do leite e seus derivados, podendo provocar graves problemas gastrointestinais. Os sintomas da ingestão de algum lácteo podem ser diarreias, dor de estômago, gases e vômitos.
- Frituras
Pizza, batata-frita e outros itens da alimentação humana não só causam um desarranjo intestinal, como podem levar à pancreatite – inflamação do pâncreas – que em casos extremos pode ser fatal para o animal.