Nosso Blog

Você sabe como é a visão dos cachorros?

Um tema que gera muita dúvida e desperta muita curiosidade nas pessoas é sobre a visão canina. Os olhos dos cachorros estão localizados à frente do crânio, com o eixo visual mais perto do paralelo e campo visual binocular maior. Confira algumas das perguntas mais comuns sobre o funcionamento da visão dos cachorros: 

É verdade que eles só enxergam em preto e branco?

Não é verdade! Estudos sugerem que esses animais enxergam cores, porém de maneira diferente dos humanos. Eles só possuem dois cones – células do olho dos animais que têm a capacidade de reconhecer as cores enquanto os seres humanos possuem três. Isso significa que os cães veem as cores menos vívidas e numa escala de azul e amarelo. Veja a diferença entre a nossa visão e a dos cachorros na foto a seguir:

(Fonte da imagem: Andrew Kantor’s Place)

Curiosidade: os cães não conseguem distinguir o verde do vermelho. Para nós e para outros animais, como pássaros, que comemos frutas, a diferença entre essas cores é gritante. Iss porque é muito vantajoso diferenciar rapidamente as frutas vermelhas das folhagens verdes, por exemplo.

Faça o teste: leve seu cão para algum lugar com um gramado bem verde e jogue uma bolinha azul para que ele busque. Após ele buscar a bolinha, jogue uma vermelha. Você vai perceber que ele encontrou muito mais rápido a bolinha azul, isso porque ela é muito mais visível para ele.

É verdade que a visão noturna deles é melhor que a nossa?

Sim. Pesquisas indicam que os cães precisam de apenas 1/4 da luz que os humanos precisam para enxergar. Isso é possível, pois eles possuem pigmentos no fundo dos olhos que refletem e amplificam a luz até 130 vezes mais que os humanos, possuem pupilas maiores para maior entrada de luz e retina rica em células para a captação de luminosidade.

Faça o teste: com uma câmera que filme no escuro (infravermelho), observe como o seu cão se movimenta em um ambiente totalmente escuro. Coloque um móvel ou objeto fora do lugar e observe se ele desvia antes ou depois de tocar nele. Depois, vá aumentando a luminosidade aos poucos – use luzes com intensidade ajustável ou permita que a luz da rua entre – e estimule ele a andar, jogue uma bolinha que ele goste ou chame seu nome. Haverá um momento em que, apesar de você ainda não enxergar os objetos, o cão já desviará deles com facilidade. Isso mostra que ele enxerga com muito menos luz do que nós.

Eles conseguem ver o que está atrás deles?

Depende. Graças a uma amplitude de visão bem maior que a nossa, os cães podem enxergar o que está lateralmente atrás deles. Eles têm olhos mais laterais que os nossos, isso permite que eles consigam ver uma área maior. A maior amplitude visual varia, já que a posição dos olhos muda conforme a raça. Pastores Alemães, por exemplo, tem amplitude visual muito superior à dos Pugs.

Faça o teste: olhe para a frente e traga suas mãos com as palmas abertas a partir de trás da cabeça até enxergá-las. Você só as verá quando estiverem um pouco à frente das orelhas. Isso mostra que a amplitude visual humana é de aproximadamente 180 graus. Experimente fazer isso com o seu cão. Aproveite quando ele estiver olhando fixamente para um local. Mova um objeto de trás para a frente até que ele o perceba e vire a cabeça. Repare como o objeto é percebido, mesmo estando ainda atrás do cão.

Fique atento: como o olfato e a audição dos cães são fantásticos, tente evitar que o objeto seja percebido pelo cheiro ou pelo barulho.

Eles têm mais sensibilidade ao movimento?

Sim, os receptores dos olhos dos cães são muito bem adaptados à detecção de movimentos. Há cães que conseguem identificar um objeto em movimento mesmo estando distante, porém quando este é mantido estático pode ser reconhecido somente quando estiver mais próximo. Isso mostra que os cães são mais adaptados a reconhecer objetos em movimento, o que pode explicar por que alguns cães ignoram objetos parados e adoram brincar ou “caçar” objetos em movimento.

Faça o teste: amarre um objeto que o cão goste em uma cordinha. Prenda o cão num ponto fixo e distraia ele. Coloque o objeto a uma distância que fique difícil de ele ver facilmente. Solte o cão e, quando ele estiver “perdido”, procurando o objeto, puxe a cordinha para o objeto se mover. Observe como é localizado facilmente quando entra em movimento. Só não dá para sugerir uma distância padrão, porque o alcance da visão dos cães varia bastante.

É verdade que eles não enxergam bem de longe? Por quê?

Os olhos dos cães possuem capacidade de adaptação às imagens inferior à dos humanos, porém essa diferença pode ser bastante sutil, não trazendo nenhum problema aos animais. Entretanto, alguns indivíduos e algumas raças predispostas ao problema apresentam acentuada miopia, ou seja, a dificuldade de enxergar objetos distantes. Há estudos que mostram que os cães das raças Pastor Alemão e Rottweiler são os mais acometidos pela miopia. Essas alterações ocorrem por comprometimento nas propriedades ópticas do olho (habilidade do olho em gerar uma imagem focalizada com precisão), causando defeitos na refração da imagem (passagem da imagem pela córnea, lente e líquidos).

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Categoria

Posts recentes

Cuidados com as unhas dos gatos

Doação de sangue pet

Obesidade em Gatos

Tags