Gatos são conhecidos pelo seu temperamento independente. Por isso, fica a dúvida: é possível adestrá-los? Há quem diga que é impossível, mas isso não é verdade. Quanto mais filhote for o felino, mais fácil será este processo de aprendizado.
Com adestramento, o gato aprenderá a obedecer aos comandos básicos, o que irá ser muito útil no convívio diário da casa. Conheça alguns passos que ajudarão a treinar o seu gatinho:
- Recompensas
Assim como no adestramento de cães, os gatos também precisam ser recompensados quando fazem algo certo. A maneira mais rápida de ensinar é colocar um petisco bem gostoso próximo de onde você quer que ele vá. Petiscos de salmão ou iscas de peixe desidratadas são uma ótimas escolhas de recompensas para o seu bichinho.
- Chame seu gato pelo nome
Gatos não compreendem palavras. Por isso, o som emitido precisa ser forte e com o mesmo tom de voz todas as vezes que for chamá-lo. Isso irá criar uma identidade para o animal.
- Crie uma rotina
Jamais alimente seu gato quando ele começar a miar! Ele associará isso a comida e miará sempre que estiver com fome. Especialmente com relação ao ato de comer, procure manter sempre uma rotina.
- Use a caixa de areia
Quando o gato chegar na casa, leve-o até a caixa de areia algumas vezes para que ele aprenda. É muito importante conservar a caixa de areia sempre limpa. O olfato dos felinos é muito mais apurado do que o dos humanos, assim o mau odor fará com que o gato evite visitar a caixinha.
- Tenha paciência
Com a repetição de comandos seu gato irá aprender rápido. Mas será necessário ter muita paciência para ensinar os comandos um de cada vez. Logo os resultados vão começar a aparecer e o convívio entre você e o seu gato irá melhorar.