Nosso Blog

Vacinação felina

Não é novidade para ninguém o quanto as vacinas são importantes. Elas nos protegem de uma série de doenças, mantendo a saúde e o bem-estar da população.

Os animais também precisam ser vacinados e é importantíssimo saber quando dar cada vacina e para que elas servem.

Nesse post você vai conhecer um pouquinho sobre as principais vacinas para os gatos.

Principais vacinas

Para os gatinhos, as vacinas consideradas mais importantes e obrigatórias são as polivalentes e a anti-rábica.

As polivalentes são divididas em três tipos – tríplice (V3), quádrupla (V4) e quíntupla (V5) -, sendo que a principal diferença entre eles está na relação de doenças que cada um consegue imunizar. A V3 protege o animal da Panleucopenia, da Calicivirose e da Rinotraqueíte. A V4 também inclui a imunização da Clamidiose. A V5, além de todas as doenças citadas, imuniza também a leucemia.

Já a anti-rábica imuniza o animal contra a Raiva, uma importante zoonose – doença transmitida para humanos através de animais – que afeta o sistema neurológico e não tem tratamento.

Quando deve ser feita a vacinação?

A primeira dose da polivalente deve ser aplicada perto dos dois meses de vida (60 dias). A segunda dose vem um mês depois (90 dias de vida). Já a vacina anti-rábica deve ser introduzida quando o animal estiver um pouco mais velho – com 4 meses (120 dias) – e vem acompanhada da terceira dose da polivalente.

Entretanto, é importante lembrar que o calendário de vacinação felina é específico para cada gatinho. Por isso, é muito importante visitar um médico veterinário, ele dará todas as instruções necessárias em relação aos tipos de vacina e tempo de intervalo, garantindo que a imunização seja eficiente e completa.

Dicas

  • Os gatos não devem ser vacinados antes dos 60 dias de vida, já que os anticorpos passados da mãe podem interferir na eficácia das vacinas.
  • Antes de vacinar seu gatinho é preciso se certificar que ele esteja saudável e sem sintomas de febre ou diarreia, por exemplo.
  • Gatos filhotes não devem ser expostos às ruas ou a outros animais enquanto não tiverem tomado todas as vacinas necessárias, pois seus sistemas imunológicos ainda não estão completamente desenvolvidos.
  • Existe uma série de rações que podem ser desencadeadas nos gatos que recebem vacinas e, embora não sejam tão frequentes, é importante que os donos fiquem atentos aos sinais.
  • É preciso reforçar a vacina tríplice e a anti-rábica anualmente.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Categoria

Posts recentes

Cuidados com as unhas dos gatos

Doação de sangue pet

Obesidade em Gatos

Tags