Nosso Blog

Um pouco sobre a saúde bucal dos pets

Os animais também precisam escovar os dentes?

Sim, a escovação é tão importante para os animais como é para os humanos. Através dela, é possível prevenir doenças dentárias e outros problemas de saúde.

As clínicas veterinárias recebem cada vez mais animais com problemas dentários já agravados, tornando os tratamentos mais caros, demorados e as consequências mais intensas.

De acordo com a empresa multinacional de saúde animal, Zoetis, pesquisas mostram que 85% dos cachorros com mais de 1 ano já apresentam algum problema nos dentes. Esse dado é assustador. É necessário que haja uma conscientização da população, pois ações preventivas simples podem mudar essa estatística.

É muito importante os donos estarem sempre alertas à saúde bucal dos seus bichinhos. Mau hálito é um sinal de que algo está errado, dessa forma, ao notar que seu bichinho apresenta esse sintoma inicial, procure ajuda veterinária o quanto antes. Problemas sérios podem ser evitados se os donos passarem a adotar alguns hábitos simples como a escovação dos dentes dos seus pets.

 Qual a importância de escovar os dentes dos animais?

Através dela é possível prevenir doenças dentárias e outros problemas de saúde que podem surgir por consequência. Por exemplo, ao se preocupar com a saúde oral do bichinho, também se evita que bactérias caiam na circulação, o que pode causar doenças e complicações mais graves. Ou seja, quando você cuida da saúde oral, também está aumentando a expectativa de vida deles.

A ausência da escovação pode fazer com que os cães desenvolvam não só o mau hálito, mas também dor e incômodo. Quando o cachorro está com algum problema na boca, é comum apresentar gengivite (gengiva avermelhada, inchada e dolorida), tártaro (cálculo), dificuldade para comer e até perda de dentes.

Após a alimentação é comum que se forme, nos dentes dos animais, uma placa bacteriana. Mas, com o passar do tempo, essa placa endurece e se transforma em cálculo, também conhecido como tártaro. Neste estágio, não é possível mais eliminá-lo do dente usando apenas o método da escovação.

Caso o animal já esteja com o tártaro, o veterinário precisa ser acionado imediatamente. Sem os devidos cuidados, as bactérias presentes nos dentes podem se alastrar pelo corpo através da corrente sanguínea, ocasionando o surgimento de doenças mais graves como infecções no coração, rins, fígados e sistema nervoso.

Dessa forma, é ideal escovar os dentes dos pets diariamente. Para isso, é necessário ter em mãos uma escova específica para seu bichinho ou uma infantil, por essa conter cerdas macias e não machucar as gengivas deles.

Fique atento: além de buscar ajuda veterinária para eliminar os possíveis problemas que já se formaram, é essencial fazer visitas regulares para prevenir doenças futuras.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Categoria

Posts recentes

Cuidados com as unhas dos gatos

Doação de sangue pet

Obesidade em Gatos

Tags