Nosso Blog

Obesidade em Gatos

A obesidade é a desordem nutricional mais comum nos gatos, acometendo cerca de 30% da população felina. Esse é um grave problema de saúde, podendo afetar a longevidade e qualidade de vida do animal.

Mas você sabe quando um gato é considerado obeso? 

A obesidade pode ser definida como um aumento em 15% a 20% do peso corporal. O problema é que a grande maioria dos proprietários de gatos gordos não acredita que seu animal precise de uma dieta especial para emagrecer.

 

Escore corporal

Na imagem abaixo você confere o escore de peso corporal que varia de 1 a 5. Se o seu gato se enquadra entre 4 e 5 é porque ele de fato está acima do peso e precisa de certos cuidados para que volte ao peso ideal.

O que pode causar obesidade?

  • Manter o gatinho dentro de casa é extremamente recomendável para prevenção de doenças, brigas, envenenamento e atropelamento. Porém, também gera o famoso sedentarismo, o que pode levar à obesidade.
  • As dietas comerciais secas nos trazem bastante comodidade e, com sua introdução no mercado nas últimas décadas, também pudemos observar uma abrupta diminuição nas doenças nutricionais, como deficiência de tiamina e taurina, por exemplo. Entretanto as rações secas possuem grandes quantidades de carboidrato, o que pode refletir em sobrepeso.
  • A castração, especialmente nos gatos machos, pode predispor à obesidade. Animais castrados tendem a ter menos atividades, pois não têm mais o estímulo para dar suas voltinhas e disputar com outros machos por uma fêmea. Isso não quer dizer que não se deva castrar um gato, muito pelo contrário, eles devem sim ser castrados, mas precisam se exercitar para ficar em forma.
  • A obesidade também pode ser causada por um distúrbio endócrino.

 

Como evitar a obesidade?

É muito importante evitar o sedentarismo. Uma boa dica para obrigá-los a fazer um pouco de atividade física é colocar petiscos ou comida em lugares de difícil acesso. Assim, o gato, obrigatoriamente, terá que fazer um pouco de atividade para conseguir comer. Espalhar brinquedos interativos pela casa, como arranhadores, também pode ajudar. O feixe de luz de uma lanterna também pode entreter bastante o gatinho que, provavelmente, vai ficar caçando-o nas paredes da casa. Além disso, o simples gesto do dono chamar o bichano para acompanhá-lo quando for mudar de cômodo na casa, já resultará em uma atividade.

Quais as consequências para a saúde?

O excesso de peso nos gatos pode causa diversos problemas de saúde. Os principais deles são:

  • Problemas ósseos e de articulação
  • Doença hepática
  • Cansaço excessivo
  • Sedentarismo
  • Diminuição na ingestão de água, podendo acarretar em problemas renais
  • Diabetes
  • Redução de sua limpeza corporal, podendo acarretar em problemas dermatológicos

Outro fator muito importante a ser considerado é que a obesidade é considerada um fator pró-inflamatório, ou seja, a gordura corporal libera substâncias que causam inflamação e essa pode ser a explicação para tantos problemas osteoarticulares nos gatos obesos.

Antes de qualquer mudança, principalmente no que se refere à dieta, a melhor opção é consultar um profissional da área. Ele poderá confirmar se o gatinho está mesmo obeso indicará as mudanças certas que devem ser feitas na alimentação e rotina. O principal cuidado e preocupação deve ser com a saúde do bichano.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Categoria

Posts recentes

Cuidados com as unhas dos gatos

Doação de sangue pet

Obesidade em Gatos

Tags