Nosso Blog

Cuidados com filhotes

Ter um filhote em casa significa ter uma grande responsabilidade, essa é a primeira coisa que precisamos ter em mente. A saúde e bem-estar dos bichinhos depende dos cuidados dos seus donos, principalmente enquanto são filhotes, pois nessa fase ainda são muito pequenos e frágeis, necessitando de mais atenção para garantir um crescimento saudável.

Ambiente

É preciso pensar nos locais que o seu cão terá acesso. Os filhotes ainda não sabem o que é certo e o que é errado, muito menos conseguem notar quando algo lhes oferece perigo. Por isso, é fundamental não deixar espalhados produtos químicos, fios, objetos pontiagudos, ou seja, nada que possa causar algum dano a eles. Além disso, o ambiente que o cãozinho for ficar deve ser protegido do tempo (sol, chuva, vento etc) e ter fácil acesso à agua e comida.

Ensinar a fazer as necessidades no lugar certo

Esse, sem dúvidas, é um dos maiores desafios para quem decide ter um filhote. Algo que pode facilitar o ensinamento é procurar saber com a pessoa, canil, ou abrigo do qual adquiriu o pet, se ele está habituado com algum tipo de superfície absorvente, como tapete higiênico, jornal, entre outros. Caso a resposta seja positiva, vale a pena continuar usando a mesma superfície. Outra dica é recompensar o seu novo amiguinho toda vez que ele fizer “xixi” ou “cocô” no lugar correto. Entre as recompensas podemos usar petiscos, brincadeiras e até um carinho seguido de um feliz “muito bem” ou “bom garoto”.

Além disso, um bom conselho seria retirar os tapetes da casa por um tempo, pois esses são excelentes concorrentes da superfície higiênica que estiver usando. Fora isso, repelentes olfativos também podem ser válidos caso o filhote esteja optando por algum lugar indesejado. Porém, o principal mesmo é ter calma, paciência e respeitar o tempo do seu pet.

Alimentação

Os cães novinhos estão em desenvolvimento, por isso, precisam comer mais que os adultos. Normalmente, os filhotes comem de três a quatro vezes por dia. Uma boa ideia é verificar a quantidade diária indicada pelo fabricante na embalagem da ração. Os petiscos e outros agrados fora da alimentação devem ser dados em quantidade pequena, com bom senso e sempre por merecimento por algum comportamento correto.

Todo filhote deve ser alimentado com uma dieta formulada especificamente para sua idade, ou seja, com altos níveis de proteína, energia e vitaminas necessárias para um crescimento sadio. Uma dieta adequada é essencial para que seu filhote tenha um bom desenvolvimento.

Fique atento

Não esqueça de procurar um médico veterinário de confiança e levar seu cãozinho para consultas e exames regularmente. É aconselhável levá-lo sempre no mesmo veterinário, pois esse já conhecerá seu histórico de saúde desde filhote.

Fique de olho na carteira de vacinação e não deixe que nenhuma se atrase, pois são as vacinas que impedem o seu cão de adquirir várias doenças e complicações. Dessa forma, ele crescerá forte e saudável.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Categoria

Posts recentes

Cuidados com as unhas dos gatos

Doação de sangue pet

Obesidade em Gatos

Tags